terça-feira, 4 de março de 2008

3ª Sinfonia de Gustav Mahler

No próximo domingo, dia 9 de Março, às 17h, no Centro Cultural de Belém, o Coro Infantil do IGL, juntamente com o Coral Lisboa Cantat, colabora com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo Maestro Michael Zilm, na execução da majestosa 3ª Sinfonia de Mahler.

Ao longo dos 6 andamentos desta obra estreada em 1902 sob a direcção do próprio compositor (trata-se da maior sinfonia escrita por Mahler e uma das maiores do repertório sinfónico), Mahler pretendeu abarcar o mundo inteiro numa descrição que "começa com a Natureza inanimada e se eleva até ao amor de Deus" (Mahler).

Originalmente, o compositor tinha pensado em dar os seguintes títulos a cada um dos andamentos (embora depois tenha publicado a obra sem os incluir):

1. O despertar de Pã (Introdução). O Verão faz a sua entrada (Cortejo de Baco).
2. O que me contam as flores dos campos.
3. O que me contam os animais da floresta.
4. O que me conta o homem (A Noite).
5. O que me contam os sinos da manhã (Os Anjos).
6. O que me conta o Amor.

E é precisamente no 5º andamento que o Coro Infantil, da responsabilidade das professoras Filipa Palhares e Teresa Lancastre, participa.

Compareçam!

Sem comentários: