quinta-feira, 26 de março de 2009

Concerto de encerramento do 2º período lectivo


No próximo sábado, dia 28 de Março, pelas 21h30, terá lugar um concerto na Sé de Lisboa que reúne o Coro Gregoriano do IGL (reforçado pelas classes de Canto Gregoriano do IGL e da Escola Superior de Música de Lisboa), o Coro de Câmara do IGL e o Coro do IGL.
Algumas das obras serão acompanhadas pela Professora Inês Barata, ao violino e pelo Professor António Esteireiro, ao órgão. A direcção dos coros é do Professor Armando Possante.

Teremos a oportunidade de ouvir:
  • Parte da Liturgia dos Defuntos, pelo Coro Gregoriano.
  • O Miserere mei, Deus de Gregorio Allegri (1582-1652).
  • O Requiem de Giacomo Puccini (1858-1924).
  • Hear my prayer, O Lord e Funeral Sentences de Henry Purcell (1659?-1695).
  • The Lord is my Shepherd de Howard Goodall (n. 1958).
O concerto percorre vários períodos da História da Música sob o tema unificador da reflexão acerca da morte, numa alusão ao presente tempo litúrgico. Começando com o "Requiem" gregoriano, composto algures durante o primeiro milénio da era cristã, ouviremos parte de uma obra que serviu de base a dezenas de composições ao longo da história. Segue-se o famoso "Miserere" do tardo renascentista Allegri, uma obra tradicionalmente executada na Capela Sistina durante a semana santa, desde a sua composição na primeira metade do séc. XVII. O Vaticano, cioso dessa preciosidade, sempre guardou a "sete chaves" a partitura, ameaçando de excomunhão a quem ousasse copiar a peça. Até que, em 1770, um jovem de 14 anos, de seu nome Wolfgang Amadeus Mozart, em viagem com o seu pai, ouviu a obra na Capela Sistina e copiou-a de memória... Pode ser que algum dos nossos alunos tente a mesma proeza... A viagem pela história segue com as peças do grande génio do barroco inglês, Purcell e com o "Requiem" do tardo romântico Puccini (a obra foi escrita em 1905). Para terminar, ouviremos "The Lord is my Shepherd", uma obra do compositor britânico contemporâneo Goodall, originalmente escrita para servir de tema à série da BBC "A Vigária de Dibley" e que hoje é frequentemente interpretada no domínio do repertório da música coral.

Sem comentários: