sábado, 10 de dezembro de 2011

Maria Helena Pires de Matos


Faleceu hoje de manhã a Professora Maria Helena Pires de Matos.

Perante esse facto, o meu primeiro impulso é o de lamentar o seu desaparecimento. E a falta que vai fazer no panorama musical português, no qual teve um papel determinante. De expressar antecipadamente as saudades que vai deixar o seu extraordinário exemplo enquanto um ser humano íntegro, rigoroso e exigente. Bem como o seu fino humor, a sua inesgotável energia, o seu contagiante prazer em fazer música e em se manter constantemente actualizada em relação às últimas investigações no domínio do Canto Gregoriano. Tudo isso bem sabe quem teve o privilégio de a conhecer. E são muitos os músicos, de várias gerações, que com ela cresceram musicalmente e enquanto seres humanos. Mas Maria Helena não se limitou a ser uma Professora, na acepção mais nobre da palavra. A sua obra feita no domínio institucional (quer no IGL, quer na Escola Superior de Música de Lisboa) foi também determinante daquilo que o IGL hoje é. E também no domínio artístico deixou a sua marca: o Coro Gregoriano de Lisboa, constituído por vários dos seus ex-alunos, percorreu Portugal e parte do mundo, sendo distinguido por vários galardões internacionais e apreciado nos festivais onde participou.

Foi uma grande pedagoga, teve um papel relevante no desenho dos currículos do ensino artístico e foi uma grande maestrina. Mas o termo "foi" incomoda-me. Bem como o anterior registo de lamento que sei que Maria Helena dispensaria. Prefiro então proferir aquilo que tenho a certeza absoluta que a deixaria profundamente agradada, acima de qualquer outra coisa. Porque sei como dispensava elogios e fugia de “holofotes”, pugnando "apenas" por ver os frutos da sua acção a florescerem. Deixo assim expresso o meu desejo de que sejamos capazes de dar continuidade ao seu riquíssimo legado, cara Maria Helena. 

Bem haja e fique em paz. 

Do seu aluno, em eterna dívida, Ricardo Santa Rita Monteiro. 

PS1: A peça acima é extraída do 1º disco do Coro Gregoriano de Lisboa. 

PS2: O velório decorre neste momento na Igreja de Benfica. Terá lugar amanhã, domingo, na mesma igreja, pelas 14h30, uma missa de corpo presente. Quem quiser levar o Gradual Triplex e juntar a sua voz a essa despedida – que não é derradeira, pois sempre a Maria Helena estará presente em cada aula, ensaio, concerto - é bem-vindo. 

PS3: No dia 22 de dezembro, às 18h30, na Fnac do Colombo, em Lisboa, será apresentado um novo CD do Coro Gregoriano de Lisboa, gravado sob o selo da Universal, numa edição em parceria com a Fnac, dirigido pela maestrina em julho de 2009.

Sem comentários: