quarta-feira, 29 de maio de 2013

Concerto de Canto e Órgão


Escola de S. Tomás, Leipzig - Desenho de F. Mendelssohn

Na próxima sexta-feira, dia 31 de Maio, realiza-se um concerto onde se apresentam conjuntamente as classes de Canto da Professora Elsa Cortez e as classes de Órgão dos Professores António Esteireiro e Sérgio Silva.

Serão interpretadas ao órgão obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750), de César Franck (1822-1890) e de Max Reger (1873-1916).

Serão cantadas e acompanhadas ao órgão obras de Georg Friedrich Handel (1685-1759), de Félix Mendelssohn (1809-1847) e de Arthur Honegger (1892-1955).

O concerto é de entrada livre, na Igreja de São Tomás de Aquino (Lisboa), às 21h00.

Esta plêiade de compositores, de uma forma ou outra ligados ao órgão, bem como a designação da Igreja onde o concerto terá lugar, remetem para a gravura acima. Senão vejamos:

A gravura é da autoria do próprio Mendelssohn que, ao visitar Leipzig, representou a escola anexa à Igreja de S. Tomás. Porquê essa escola e essa igreja? Porque foi aí que J. S. Bach trabalhou ao longo dos últimos 27 anos da sua vida, desempenhando o cargo de Kantor - a posição musicalmente mais relevante na hierarquia da cidade de Leipzig. Mendelssohn admirava profundamente a obra de Bach, que muito o influenciou. Mas foi um dos poucos que tiveram o privilégio de contactar com os manuscritos da obra do Kantor de Leipzig. De facto, após a morte de Bach (1750), a sua obra permaneceu largamente desconhecida e quase inteiramente por publicar. Mendelssohn viria a ser um dos principais responsáveis pela sua redescoberta. Redescoberta essa que se iniciou, simbolicamente, em 1829, com a primeira execução da "Paixão segundo S. Mateus" após a morte de Bach, sob a batuta do próprio Mendelssohn, precisamente cem anos após a obra ter sido composta. A partir daí começou a gradual catalogação e publicação das mais de mil obras de Bach, permitindo que compositores das gerações seguintes como César Franck, Max Reger ou Honegger delas viessem a usufruir.

Sem comentários: